| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Os meninos também consomem beleza

Page history last edited by Daniela Albrecht 14 years, 10 months ago

Cultura

Juventude brasileira se afirma como uma “geração vaidosa”

Atualizada quarta-feira, 11 de maio de 2005

Resultados - Entre os anos de 2002 e 2003, o número de jovens que se submeteram a cirurgias plásticas no País cresceu 45%, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. Mais de 11% do total de plásticas realizadas no Brasil são feitas em pacientes de até 20 anos. Nos Estados Unidos, esse número não passa de 7%. Pesquisa feita pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estudou hábitos de consumo de jovens de diversos países e concluiu que, entre os que disseram "interessar-se muito por compras", a maior porcentagem era de brasileiros: 37%. Os franceses vieram em segundo lugar, com 32%, seguidos pelos japoneses, 31%. Consumismo e vaidade adolescentes vêm sendo retratados com freqüência em programas de TV dirigidos ao público jovem. Na própria MTV existe um programa inspirado nos reality shows norte-americanos dedicados a mostrar as milagrosas transformações de que são capazes um bom bisturi e um alentado pacote de sessões dermatológicas. O Missão, apresentado pela modelo Fernanda Tavares, patrocina banhos de loja e imersões em salões de beleza a candidatos à metamorfose. O aumento da vaidade masculina foi uma das descobertas mais notáveis da pesquisa da MTV. Segundo o estudo, 37% dos adolescentes e jovens do sexo masculino cuidam das unhas, 28% usam cremes no rosto, 25% pintam o cabelo e 22% fazem limpeza de pele.

(Veja, 11/5 – Juliana Linhares, André Rizek e Erin Mizuta; Folha de S. Paulo – 8/5)

Fonte: Agência de Notícias dos Direitos da Infância

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.