| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Estímulo dos pais para o consumo adolescente

Page history last edited by Daniela Albrecht 14 years, 10 months ago

Cultura

Juventude brasileira se afirma como uma “geração vaidosa”

Atualizada quarta-feira, 11 de maio de 2005

Conclusão: se o universo adolescente vem dando mostras de um narcisismo exacerbado e de um consumismo exagerado, a responsabilidade por isso é, antes de tudo, dos adultos. "Os próprios pais desses adolescentes estão muito preocupados com a aparência. A deles e a dos filhos. Muitos cobram das crianças que sejam magras, bonitas e bem-vestidas o tempo todo", afirma a psicóloga Ceres Alves de Araujo.

Opinião – Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, o jornalista Gilberto Dimenstein comenta os resultados da pesquisa promovida pela MTV. Para ele, o principal resultado desse perfil é ter detectado até que ponto vai a reverência exacerbada à beleza física. “Por que está ocorrendo essa ‘epidemia da beleza’? A resposta é óbvia – e nós da mídia somos, em parte, responsáveis por isso. Há uma supervalorização da aparência. Seres anoréxicos e fúteis, quase inumanos, como Gisele Bündchen, são apresentados como padrão de beleza e de sucesso. A mídia, por sua vez, não se limita a fotografá-los, mas freqüentemente busca suas opiniões sobre os mais diversos temas”, afirma o artigo. Segundo o jornalista, o que se vê atualmente é o “domínio da fugacidade”. A mensagem predominante, continua o texto, é a do consumismo como fonte de prazer e de realização. Vale perguntar se esse imediatismo não é um estímulo ao consumo de drogas. Em comparação com o levantamento realizado em 1999, houve uma redução do número de jovens dispostos a realizar trabalhos comunitários. Na opinião de Dimenstein, algo facilmente explicável: “na lógica do narcisismo, o outro só serve de espelho”. “Podem me chamar de nostálgico, mas, se ser jovem é ficar obcecado pela beleza e viver em regime alimentar ou achar que se comunicar é ficar na frente de um computador, prefiro ser velho. Sou dos que acham que um dos bons prazeres da vida é ouvir, pessoalmente, sem tela nem terminais, conversa de gente falando das dores, delícias e encantamentos das experiências”, conclui.

(Veja, 11/5 – Juliana Linhares, André Rizek e Erin Mizuta; Folha de S. Paulo – 8/5)

 

Comments (1)

Beatriz Magdalena said

at 4:19 pm on Jul 3, 2009

Dani, essa pg está muito copiada. Veja que tu já ças por , provavelmente, um recorte de um site(???) Cultura que não especifica se é citação, cópia, ou apenas usastes o material para produzir a ph. Como vejo no histórico que só entrastes 1 vez, imagino que tenha sido para colar o texto. Pena!!
Um abraço
Bea

You don't have permission to comment on this page.